Câmara de São Luís aprova moção de repúdio contra Lista Fechada

A Câmara Municipal de São Luís aprovou moção de repúdio, proposta pelo vereador Pavão Filho (PDT), contra a chamada Lista Fechada contida no bojo da Reforma Política que está tramitando no Congresso Nacional.

A proposição de Pavão foi subscrita por praticamente todos os parlamentares municipais e será encaminhada aos presidentes do Senado e da Câmara, Eunicio Oliveira (PMDB) e Rodrigo Maia (DEM), respectivamente; além dos 18 deputados federais e três senadores que formam a bancada maranhense em Brasília.

De acordo com o vereador pedetista,  a Lista Fechada é uma manobra e não atende aos anseios da população, restringindo o direito de escolha do cidadão, que terá seus representantes selecionados por partidos políticos, que indicarão nomes, privilegiando, oportunizando, manipulando e comercializando cargos, levando à perpetuação no poder, onde oligarquias partidárias se eternizaram no controle.

“ A violação do direito de escolha, vai totalmente contra o princípio da democracia e da vontade popular, o que nos faz repudiar, nos posicionar e nos manifestar contra, pedindo em nome de Deus e do povo de São Luís, que os deputados federais e senadores do Maranhão votem contra a Lista fechada”, afirmou Pavão.

Ele salientou que que há propostas distintas que podem ser adotadas na reforma política, como o voto distrital, distrital misto e distritão, onde ambas possibilitam que o eleitor escolha o seu candidato de forma explícita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *