Barra do Corda: Ex-prefeito Nenzim é condenado por improbidade administrativa

A partir de ação de improbidade proposta pelo Ministério Público Federal no Maranhão, a Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, mais conhecido como Nenzim, por não promover a efetiva transparência na gestão de recursos públicos destinados à educação.

Segundo o MPF, Manoel Mariano deixou de prestar contas sobre a aplicação de R$ 331.650,00 em verbas federais repassadas pelo Fundo Nacional da Educação (FNDE), no exercício de 2010/2012, por meio do Programa Nacional de Transporte Escolar – Caminho da Escola.

De acordo com o juiz federal da 5ª Vara, “todo aquele que gere dinheiro ou administra bens públicos tem o dever de prestar contas”, conforme texto da sentença. E continuou: “a omissão do dever de prestar contas, assim, é por si mesma danosa ao patrimônio público, que exige transparência nas contas públicas”.

Dessa forma, a Justiça Federal suspendeu os direitos políticos de Manoel Mariano pelo prazo de três anos e o proibiu de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por meio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo mesmo período. Além disso, o ex-prefeito de Barra do Corda foi condenado a pagar multa civil no valor de três vezes a última remuneração recebida.

O número do processo para consulta na JF/MA é 0016352-35.2014.4.01.3700.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *