Terra de muro baixo: Obras na BR – 135 serão entregues só em 2018, afirma Dnit

O Estado – As obras de duplicação da BR-135, na região de Bacabeira, sofreram um novo atraso e não serão mais concluídas em 2017. Anteriormente, o fim dos serviços estava previsto para este mês.

Entretanto, o prazo foi estendido em mais um ano – para abril de 2018, de acordo com a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão responsável pelo serviço de duplicação da rodovia federal.

Na tarde de ontem, O Estado constatou canteiros de obras abandonados. No início do ano, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, esteve no Maranhão e anunciou, na cidade de Bacabeira, que a duplicação da primeira parte da BR-135, no trecho de Campo de Peris, que foi iniciado em 2012, deveria ser finalizada até o segundo semestre deste ano, sem mais atrasos. Mas isso não vai mais ocorrer, informa o Dnit.

A Superintendência do Dnit no Maranhão não informou os motivos que causaram mais esse atraso nas obras. O órgão garante que os serviços de duplicação da BR-135 não foram paralisados, mas adequados por causa das fortes chuvas que têm atingido a região, de forma que, neste momento, estão sendo executados somente os serviços que são possíveis de serem realizados no período chuvoso.

De acordo com o Dnit, já foi realizada toda a infraestrutura da pista de rolamento e feita a remoção da Ferrovia Transnordestina. As próximas etapas de obras serão a conclusão
da pavimentação de 19 quilômetros da pista nova; a restauração da pavimentação da pista antiga; a finalização da travessia urbana de Bacabeira e a conclusão dos viadutos que estão sendo construídos no trecho da duplicação.

A obra de duplicação da BR-135 no Maranhão começou em 2012, e a previsão inicial era de que os serviços fossem concluídos em 2014, o que não ocorreu. Novos prazos fo ram estipulados, mas não cumpridos. Incluindo todos os reajustes e aditivos, o Governo
Federal já investiu cerca de R$ 370 milhões na obra.

O Dnit disse que a disponibilidade do orçamento financeiro do Governo Federal impediu o avanço normal dos trabalhos, provocando atrasos.

As obras foram retomadas em abril de 2016 e concentradas na construção do viaduto de acesso para a cidade de Rosário, no entroncamento da BR-135 com a BR-402, no município de Bacabeira.

1 pensou em “Terra de muro baixo: Obras na BR – 135 serão entregues só em 2018, afirma Dnit

  1. Pingback: Vereador cobra mobilização da classe política para conclusão das obras de duplicação da BR-135 | Blog do Gláucio Ericeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *