Prefeitura de São Luís participa do 1º Encontro de Articulação da Plataforma dos Centros Urbanos

Representando o prefeito Edivaldo, o vice-prefeito Julio Pinheiro, durante o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável que ocorre até sexta-feira (28), participou do 1º Encontro de Articulação da Plataforma dos Centros Urbanos 2017-2020 na tarde de quarta (26), no auditório da Praça de Boas Práticas, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF).

O encontro foi organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e teve como objetivo reunir representantes das oito capitais que fazem parte da Plataforma dos Centros Urbanos – São Luís, Maceió, Manaus, Fortaleza, Salvador, Belém, São Paulo e Rio de Janeiro.

Na gestão do prefeito Edivaldo, São Luís terminou o ano de 2016 com avanços nos índices avaliados pela Plataforma dos Centros Urbanos 2013-2020 (PCU), devido à redução das desigualdades intramunicipais e garantia de direitos das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis.

De acordo com dados do Unicef, em 2013-2016, São Luís conquistou a redução de sete dos dez indicadores analisados pela plataforma como mortalidade neonatal, aumento do número de mães que fazem o pré-natal completo, com sete ou mais consultas, e o número de crianças de 4 e 5 anos que frequentam a escola.

O encontro contou com a presença de Esperanza Vives, representante adjunta do Unicef no Brasil; Luciana Phebo, coordenadora da Plataforma de Centros Urbanos (PCU) e Eliana Almeida, coordenadora do escritório do Unicef em São Luís. Além do vice-prefeito Julio Pinheiro, estiveram presentes a secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andreia Lauande e a secretária municipal de Articulação Institucional, Ana Paula Rodrigues.

Luciana Phebo fez a abertura do encontro analisando os três ciclos anteriores da Plataforma de Centros Urbanos. “Buscamos o aprimoramento, pelo sucesso da iniciativa e pelos resultados alcançados a plataforma avançou, antes tínhamos oito centros urbanos envolvidos. Nesse terceiro ciclo, incluímos mais duas cidades: Vitória e Recife, completando 10 centros urbanos”, explicou a coordenadora.

“Os avanços alcançados representam um esforço conjunto das secretarias em melhorar os índices nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Lazer. Demonstram também o compromisso da gestão do prefeito Edivaldo com as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes de nossa cidade”, destacou o vice-prefeito Julio Pinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *