Prefeitura articula ações para consolidar crescimento de indicadores educacionais

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está implantando um sistema de avaliação permanente do desempenho escolar na rede municipal.

O objetivo é uniformizar os procedimentos e metodologias de avaliação estudantil na rede municipal de ensino, sintonizando-os com os aspectos analisados por avalições como Provinha Brasil e Prova Brasil e, a partir daí, melhorando os indicadores relacionados à Educação.

A implantação dessa sistemática é em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Jjuiz de Fora, cujos técnicos são referências internacionais em bons resultados na área da Educação Fundamental.

Para tratar sobre o assunto, o prefeito Edivaldo e o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, se reuniram nesta terça-feira (25), no Palácio de La Ravardière, com a consultora em Educação Ana Lucia Gazola, ex-reitora da Universidade Federal de Minas Gerais e ex-secretária de Educação daquele estado, para tratar da consolidação do sistema de forma mais qualificada e objetiva. Participaram da reunião o corpo técnico da Semed e da Universidade Federal de Juiz de Fora.

A iniciativa consolida as ações desenvolvidas pela Prefeitura com o objetivo de melhorar a qualidade da educação municipal. Em queda acentuada entre os anos de 2008 e 2012, o Ideb retomou a trajetória ascendente durante a primeira gestão do prefeito Edivaldo.

O prefeito Edivaldo ressaltou que a iniciativa também se integra a outras ações desenvolvidas no setor, a exemplo da garantia de formação continuada para os professores e o cronograma de requalificação estrutural das escolas da rede municipal.

“Estamos trabalhando na melhoria tanto das condições físicas da rede municipal quanto no aperfeiçoamento da parte pedagógica. Na nossa primeira gestão, conseguimos melhorar os nossos indicadores. As parcerias que estamos firmando agora terão papel importante para consolidar e intensificar esse processo”, afirmou o prefeito Edivaldo.

Segundo o secretário Moacir Feitosa, ao estabelecer a parceria, a Prefeitura busca acelerar os resultados, melhorando a qualidade da aprendizagem. “Estamos trazendo parceiros com experiências destacáveis para consolidar nossas ações. Vamos trabalhar com as entidades federais na área do ensino e da pesquisa com expertise reconhecida internacionalmente”, esclareceu Feitosa.

Ao uniformizar os procedimentos e metodologias de avaliação na rede municipal, o sistema contribuirá também para a melhora da prática pedagógica nas escolas e para a mensuração dos resultados obtidos pela rede municipal. “Com esse resultado verificaremos o que os alunos aprenderam e o que não aprenderam. Esse modelo dá resultado para a cidade toda, para cada escola, para cada turma e para cada aluno. Teremos uma informação completa e detalhada. Essa informação será trabalhada com os professores, não somente os números, mas exatamente onde está a deficiência”, explicou a consultora de Educação, Ana Lúcia Gazola, com passagens por países como Colômbia e Panamá.

Responsável pelo desempenho na melhoria do ensino no estado de Minas Gerais a partir de 2006, Gazola explicou que o sistema integrado de avaliação vai trabalhar os resultados como insumos, subsidiando assim a formação continuada do professor.

Sempre focado na aprendizagem dos alunos, a partir das avaliações fornecidas pelo sistema será possível fazer o acompanhamento na sala de aula do desempenho individual. A Universidade Federal de Juiz de Fora é que irá processar todo o sistema de avaliação e de gestão escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *