Rápidas da Câmara de São Luís…

Expresso da Cidadania – O presidente da Câmara, vereador Astro de Ogum (PR), anunciou nesta segunda-feira, na sessão plenária que marcou o reinício dos trabalhos no Legislativo Municipal, a execução, ainda neste semestre, do projeto “Expresso da Cidadania”, uma espécie de Câmara Itinerante que percorrerá os bairros de São Luís. O objetivo, segundo Ogum, é aproximar, cada vez mais, o Parlamento da população, fazendo com que os moradores conversem diretamente com os seus representantes, apresentem suas reivindicações e sugestões para melhorar a cidade.

Mais ações – Astro de Ogum anunciou outras novidades: disse que pretende digitalizar todo o acervo documental da Casa; informou que, ainda este mês, será implantado o painel eletrônico de votação; e garantiu novos investimentos para a área da comunicação, com destaque para implantação da Rádio Câmara.

Desabafo – O vereador/presidente fez um desabafo e disse sentir-se magoado com alguns comentários que denigrem a imagem do Parlamento. “Esta Casa é formada por homens e mulheres que, verdadeiramente, trabalham pelo povo de São Luís. Na condição de presidente, não estou medindo esforços para modernizar e dinamizar o funcionamento da Câmara. As vezes, somos surpreendidos com comentários que denigrem a imagem deste Parlamento. Mas estamos respondendo com muito trabalho”, disse.

Vereadores prestam apoio a taxistas – Os vereadores presentes na sessão de hoje prestaram apoio e solidariedade à categoria dos taxistas, que reivindica que a Câmara não aprove projeto de lei que regulamenta a plataforma Uber. A maioria preferiu aguardar e não se posicionou sobre a regulamentação, ou não, do aplicativo.

Josué vence de lavada – O vereador Josué Pinheiro (PSDB) foi eleito, durante sessão extraordinária, segundo secretário da Mesa Diretora. Ele ocupou a vaga deixada pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB), que assumiu, na semana passada, a presidência da Agência Executiva Metropolitana.

Josué vence de lavada II – Pinheiro, como se diz no popular, venceu “de lavada”o vereador Sá Marques (PHS), que também lançou candidatura ao cargo. O tucano obteve 27 votos, contra apenas quatro de Marques. A eleição do tucano mostrou, mais uma vez, a força e prestígio do presidente Astro de Ogum junto aos seus pares.

Mobilidade e Uber– No próximo dia 23, a Câmara promoverá uma grande audiência pública na qual serão tratados assuntos relacionados ao tema mobilidade urbana e a regulamentação, ou não, da plataforma Uber, aplicativo privado de transporte de passageiros. O requerimento propondo a audiência foi apresentado pelo vereador Marcial Lima (PEN) e aprovado pelos demais parlamentares.

Sobrou para Canindé – Os vereadores Chaguinhas (PP) e Marquinhos (DEM), ao justificarem seus votos favoráveis à realização da audiência, partiram pra cima do secretário municipal de Trânsito e Transporte de São Luís, Canindé Barros. Ambos criticaram veementemente o caos que, de acordo com eles, se instalou no sistema de serviços de táxis e mototáxis.

Cadê as placas, Canindé? – Chaguinhas lembrou que, ainda na gestão do finado prefeito João Castelo, a prefeitura, através de projeto aprovado na Casa, autorizou a a concessão de duas mil novas permissões de táxis. Segundo o progressista e o próprio Marquinhos, até hoje Canindé Barros não deu prosseguimento ao processo. Os parlamentares disseram em alto e bom som que existe uma espécie de esquema de desvio destas permissões para beneficiamento de alguns.

Paulo Victor calado – Autor do projeto de lei que regulamenta o Uber em São Luís, o vereador Paulo Victor (PROS) preferiu o silêncio ao ter que confrontar dezenas de taxistas que fizeram um protesto pacífico hoje pela manhã na Câmara – reveja – e que acompanharam toda a sessão no plenário.

Joãozinho empossado – O suplente Joãozinho Freitas (PTB) tomou posse hoje no cargo de vereador em substituição a Pedro Lucas Fernandes. Ele reafirmou que trabalhará com objetivo de viabilizar, junto a prefeitura, a recuperação de feiras e mercados da Ilha, em especial a do Vicente Fialho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *