O fator Cleomar Tema nas eleições de 2018

O cacife político e prestígio pessoal do presidente da FAMEM poderão fazer com que a entidade tenha potencial de influenciar o pleito do ano que vem. E pode ser da Federação, que representa os municípios e seus gestores, que saia o companheiro de chapa de Flávio Dino.

Em mantendo o ritmo acelerado de trabalho institucional e político constatado atualmente, o prefeito de Tuntum e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Cleomar Tema (PSB), tem tudo para ser um dos principais protagonistas das eleições de 2018.

Eleito em janeiro de forma consensual, Tema vem realizando um excelente trabalho à frente da entidade municipalista, a qual ele administra pela terceira vez. Neste mesmo mês, obteve a primeira vitória: conseguiu com o governador Flávio Dino (PC do B) que a Procuradoria Geral do Estado aprovasse parecer normativo adotando novos procedimentos para que prefeitos e prefeitas retirem seus municípios da situação de negativação junto ao Cadastro Estadual de Inadimplentes (CEI).

Medidas de cunho administrativo, tais como diminuição da contribuição mensal e fortalecimento dos setores técnicos, contribuem para que Federação figure, hoje, como legítima representante das cidades e de seus gestores.

Pelo menos três vezes por semana, Tema despacha durante todo o dia na entidade, onde recebe prefeitos e técnicos municipalistas; resolve demandas organizacionais; além de alinhavar parcerias institucionais importantes.

Prova cristalina do prestígio que o presidente da Federação tem junto aos prefeitos e prefeitas maranhenses foi dada no mês passado, quando a caravana municipalista que esteve em Brasília, tratando sobre o aumento do teto da saúde para as prefeituras, reuniu mais de 90 gestores – uma situação inédita em se tratando de conscientizar prefeitos a estarem juntos lutando pelos interesses de suas cidades.

Na ocasião, Cleomar Tema obteve da bancada maranhense; do presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM – RJ); e do ministro Ricardo Barros (Saúde) a garantia de empenho político para aumentar o repasse per capita para as cidades do Maranhão.

Cleomar Tema apoia à reeleição de Flávio Dino. Assim como também já declarou apoio as pré-candidaturas dos deputados federais José Reinaldo (PSB) e Weverton Rocha (PDT) ao Senado.

O cacife político e prestígio pessoal de Tema, que governa Tuntum pela quinta vez, poderão fazer com que a FAMEM tenha potencial de influenciar o pleito do ano que vem.

E pode ser da Federação que saia o companheiro de chapa de Flávio Dino.

Um político experiente, engajado com a bandeira do municipalismo e que represente os anseios das cidades e de seus gestores.

É aguardar e conferir…

2 pensou em “O fator Cleomar Tema nas eleições de 2018

  1. Pingback: O fator Cleomar Tema nas eleições de 2018 – Parte II | Blog do Gláucio Ericeira

  2. Pingback: Eleições 2018: Movimento “Tema vice-governador” começa a ganhar corpo - Blog do Gláucio Ericeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *