Edivaldo visita instalações da Vale e reforça parceria com a companhia

O prefeito Edivaldo, acompanhado do vice-prefeito Julio Pinheiro, visitou ontem as novas instalações do complexo portuário e ferroviário da empresa Vale, em São Luís. O objetivo foi estreitar ainda mais o relacionamento institucional e fortalecer as parcerias celebradas entre a Prefeitura de São Luís e a mineradora. Edivaldo e sua equipe foram recepcionados pelo diretor de Operações Logística Norte da Vale, Carlos Quartieri.

“Nós temos plena convicção de que o poder público não consegue realizar tudo sozinho para melhorar a cidade e a qualidade de vida de sua população. Precisamos estar muito próximos e em constante diálogo com a sociedade e também com a iniciativa privada, sobretudo com grandes parceiros do porte da Vale, que são importantes vetores de transformação econômica e social. Nossa visita aqui nos dá a oportunidade de não apenas conhecer a estrutura da empresa, mas também nos possibilita analisar novas parcerias em favor da cidade e da população, utilizando sua expertise principalmente na área da capacitação profissional”, afirmou Edivaldo.

O prefeito observou ainda que a Prefeitura já desenvolve importantes parcerias com a Vale, que viabilizaram a execução de projetos nas áreas da saúde, educação, esporte e lazer. Segundo Edivaldo, por meio delas foi possível a Prefeitura conseguiu realizar reformas em unidades de saúde localizadas no eixo Itaqui-Bacanga, bem como melhorias em em quadras poliesportivas de escolas municipais, além de ações voltadas à educação ambiental.

Edivaldo visitou o Centro de Controle Operacional da Ferrovia; o Posto de Inspeção e Abastecimento de Locomotivas (PIAL); e o Complexo de Troca de Rodeiros (CTR). Realizou também visitas ao Píer e ao mirante dos pátios de estocagem da companhia.

Carlos Quartier destacou a visita do prefeito como um momento importante para a Companhia e para o Poder Municipal, no sentido de buscarem ações conjuntas em benefício da comunidade.

“Além de apresentarmos ao prefeito uma visão geral do gigantismo e da importância que a Vale tem para o desenvolvimento econômico de São Luís e do Estado, queremos também mostrar que a cidade tem uma empresa com foco diferenciado nas pessoas, no desenvolvimento urbano, no meio ambiente, na qualificação de mão de obra, e reforçar que o município pode contar conosco na efetivação de parcerias importantes para a cidade”, disse o diretor da Vale.

Segundo ele, atualmente, mais de 90% da mão de obra obsorvida pela empresa no estado é formada por trabalhadores maranhenses, sendo que grande parte dos operários é oriunda da região Itaqui-Bacanga, em São Luís. A companhia tem hoje 17.528 empregados.

Participaram também da visita às instalações do complexo portuário e ferroviário da Vale os secretários municipais Lula Fylho (Governo), Délcio Rodrigues (Fazenda), Ivaldo Rodrigues (Agricultura, Pesca e Abastecimento), Hélio Soares (Relações Parlamentares) e Conceição Castro (Comunicação) e o secretário adjunto de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Pablo Rebouças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *