Prefeitura e BID vão realizar leque de obras no Centro Histórico de São Luís

O prefeito Edivaldo ratificou, nesta última sexta-feira (17), a parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para obras de revitalização do Centro Histórico de São Luís. O conjunto de obras, denominado Pró-Cidade São Luís, compreende a revitalização de uma dezena de pontos na área do Centro. O objetivo é devolver ao centro a pujança econômica do passado a partir do desenvolvimento de novas cadeias produtivas. O programa prevê investimentos em ações de recuperação de monumentos, urbanização de complexos arquitetônicos históricos e requalificação dos três parques ambientais existentes no Centro.

Na manhã desta sexta-feira (17) o prefeito Edivaldo se reuniu com a equipe do BID para tratar dos detalhes da parceria, definindo os pontos que serão alvo das ações de revitalização. A reunião contou também com a presença do vice-prefeito, Julio Pinheiro. “Um dos compromissos da nossa gestão é com a revitalização e a preservação do patrimônio histórico e cultural da nossa cidade. A parceria que ratificamos hoje com o BID será de fundamental importância, no sentido de devolver à população da nossa cidade logradouros requalificados”, disse o prefeito Edivaldo.

Entre as obras de requalificação previstas estão a recuperação do Orfanato Santa Luzia, na Rua Grande; a requalificação das praças da Misericórdia e da Saudade; a revitalização do Complexo Santo Ângelo, que compreende a Galeria Trapiche e o conjunto de edificações que se estende até a Secretaria Municipal de Administração (Semad), no Anel Viário; a restauração dos dois prédios da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, na Rua Portugal; o Palácio de LaRavardiére e entorno; a requalificação do Parque do Bom Menino e da Fonte do Bispo, entre outros serviços.

As obras estão na fase de elaboração de projetos, para posterior licitação e início dos serviços. O andamento das obras e elaboração dos projetos será acompanhado em tempo real pelo BID conforme pactuação entre a entidade financeira e a Prefeitura de São Luís. “A ideia é continuarmos a manter um contato mais contínuo com a prefeitura”, disse o especialista em Desenvolvimento Urbano e Habitação do BID, Jason Hobbs.

A reunião com o prefeito Edivaldo foi a culminância de uma programação que durou quatro dias. Durante esse tempo, representantes da administração municipal e técnicos da Prefeitura de São Luís, sob a coordenação do secretário municipal de Projetos Especiais, Gustavo Marques, discutiram assuntos pontuais e visitaram pontos do Centro Histórico com a comissão do BID, formada pelas especialistas em Aquisição, Marília Santos; Fiduciária, Leise Estevanato; em Operações, Caroline Sipp; Analista de Operações, Daniela Rocha e o Consultor Rodrigo Speziali.

No primeiro momento, em reunião realizada na terça-feira (14) as equipes da Prefeitura, como Unidade Gerenciadora do projeto, e BID trocaram impressões e vislumbraram a possibilidade de que, ainda este ano, pelo menos duas obras poderão ser iniciadas.

“Neste momento de crise econômica porque passam os municípios brasileiros, é de suma importância firmar parcerias que somem ao desenvolvimento do município e contribuam para a prestação de serviços de qualidade à população e concretizando o compromisso do prefeito Edivaldo com a preservação do nosso patrimônio e a melhoria da infraestrutura na cidade”, disse o secretário de projetos especiais, Gustavo Marques.

No segundo dia da agenda da comissão em São Luís, as equipes visitaram no centro histórico prédios e praças que estão no programa de revitalização, áreas que Jason Hobbs considera interessante no conjunto. “Essa visita é uma oportunidade para mostrarmos as ações de preservação do patrimônio desenvolvidos pela Prefeitura de São Luís”, afirmou o presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, Aquiles Andrade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *