Petistas se reúnem em Brasília para definir situação com o PC do B de Flávio Dino

Lideranças petistas do Maranhão desembarcam em Brasília, nesta terça-feira (15), para participar de uma reunião com a presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann, na qual pode ser sacramentado um afastamento velado da sigla do projeto de reeleição do governador Flávio Dino, do PC do B.

Irão participar do encontro, marcado para ter início às 14h, na sede do diretório nacional, figuras como Augusto Lobato e Honorato Fernandes, presidentes dos diretórios estadual e municipal, respectivamente; o deputado federal Zé Carlos e o deputado estadual Zé Inácio; além de Márcio Jardim, Raimundo Monteiro e Patrícia Carlos, que integram a executiva nacional.

A maioria da comitiva petista, formada por Jardim, Monteiro, Zé Carlos, Inácio e Patrícia, defenderá junto a senadora um posicionamento mais firme do PT no estado que lhe permita deixar a condição de coadjuvante para figurar como ator principal nas eleições majoritária e proporcional.

A proposta é simples e já foi amplamente divulgada: estes petistas maranhenses não concordam com os critérios adotados por Flávio Dino para escolher os integrantes da sua chapa majoritária, quais sejam Carlos Brandão (vice-governador), Weverton Rocha (1ª vaga ao Senado) e Eliziane Gama (2ª vaga ao Senado).

Avaliam que o partido, que oferece a Dino o maior tempo (1 minuto e oito segundos) na propaganda eleitoral gratuita, merece indicar um nome para a chapa que disputará o pleito para Câmara Alta.

A própria Gleisi Hoffmann, em entrevista recente, defendeu o projeto de valorização da legenda e a sua inclusão no raio de aquinhoados do governador comunista.

Afastamento velado – A proposta que poderá ser aprovada determina que o PT continue apoiando, mesmo que a distância, a reeleição de Flávio Dino.

Porém, ao contrário de coligar com o PC do B, dando o seu precioso tempo de televisão ao governador, lance uma chapa majoritária ao Senado e fortaleça o grupo de candidatos que serão lançados para os cargos de deputado estadual e deputado federal.

Até o momento, estão apresentadas oficialmente as pré-candidaturas senatoriais de Marcio Jardim e Nonato Chocolate.

Jardim, inclusive, conta com o apoio da executiva nacional para representar a legenda na empreitada.

Uma outra proposta também será colocada na mesa durante a reunião de hoje. Trata-se do partido, além do Senado, lançar um nome para disputar o governo do estado.

Sobre esta última, pelo que foi apurado, é mais difícil de haver consenso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *