Chico Carvalho ingressa com manobra no TJ para adiar eleição na Câmara

O vereador e presidente do PSL no Maranhão, Chico Carvalho, acaba de ingressar no Tribunal de Justiça do Maranhão com um recurso, com pedido de tutela cautelar, objetivando adiar a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, biênio 2019/20.

A manobra patrocinada pelo parlamentar visa modificar sentença proferida pelo desembargador Jamil Gedeon e que manteve a proibição da reeleição dos atuais membros do colegiado.

O magistrado determinou, ainda, que o pleito seja realizado este mês.

O recurso impetrado por Chico Carvalho – que se diz, nos bastidores, pré-candidato à presidência com o apoio do vereador Isaías Pereirinha, também do PSL – caso seja aceito, modificará entendimento dos próprios parlamentares que, em 2012, aprovaram alteração do artigo 41 da Lei Orgânica do Município pondo fim à reeleição para os membros da Mesa.

À época, Pereirinha exercia o cargo de presidente e Carvalho, que também já presidiu o parlamento, comandava a poderosa Comissão de Constituição e Justiça.

Plantão – O recurso proposto pelo dirigente partidário será analisado pelo desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, que permanecerá no plantão judiciário até amanhã.

Informações de bastidores revelam que o magistrado deverá julgar-se impedido de analisar o pleito.

Motivo: ele é tio do empresário Karlos Parabuçu Santos Figueiredo dos Anjos, que é filho do presidente do Tribunal, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, e é filiado ao PSL, por onde disputará uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições deste ano.

CNJ veda – Entendimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), contido na alínea G, da resolução nº 71, veda expressamente a reapreciação de pedido já apreciado pelos Tribunais de Justiça.

E a decisão se aplica perfeitamente ao que está sendo proposto pelo ex-presidente da Casa.

Outro lado – Em contato com o editor do blog, agora a pouco, Chico Carvalho negou que esteja disposto a disputar à presidência.

“O PDT quer mais um Poder e temos o direito de também pleitear”, afirmou.

Leia também:

Chico Carvalho acredita que pode reverter fim da reeleição na Câmara neste fim de semana

Justiça mantém lei que proíbe reeleição na Câmara de São Luís

Uma ideia sobre “Chico Carvalho ingressa com manobra no TJ para adiar eleição na Câmara

  1. Pingback: Desembargador decide suspender eleição na Câmara de São Luís - Blog do Gláucio Ericeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *