Deputado defende emenda impositiva como forma de barrar manobras de secretários/candidatos

Adelmo, Duarte e Márcio são acusados de utilizar suas pastas para obter apoios.

O deputado estadual César Pires, que deverá deixar o PEN/Patriotas para se filiar ao PSD, defendeu nesta quinta-feira (15), no retorno das atividades da Assembleia Legislativa após o período carnavalesco, a aprovação do dispositivo da emenda impositiva como forma de frear o ímpeto de alguns auxiliares do governador Flávio Dino (PC do B) que estão utilizando da estrutura de suas Secretarias para barganhar apoios políticos e turbinar suas pré-candidaturas nas eleições deste ano.

“Só há um caminho para enfrentarmos essa situação: colocar em pauta e aprovar a emenda impositiva. Chegou o momento da Assembleia Legislativa do Maranhão, a exemplo do que foi feito em nível federal, em outros estados e municípios Brasil afora, assegurar a todos nós o direito de atender às demandas dos nossos eleitores, independente de posições políticas”, disse Pires.

O parlamentar é autor da Proposta de Emenda à Constituição que institui o mecanismo no Poder Legislativo. Através dele, os 42 deputados garantirão, junto ao governo do estado, recursos para serem investidos anualmente de acordo com suas indicações, a exemplo do que já ocorre na Câmara Federal.

A proposta de César Pires, mesmo já tendo recebido quantidade necessária de assinaturas, ainda não foi aprovada.

A utilização da estrutura do governo por parte de secretários que disputarão o pleito deste ano foi denunciada na semana passada pelo deputado Raimundo Cutrim, também do PC do B.

Outros parlamentares – dentre eles Josemar de Maranhãozinho (PR), Stênio Resende (DEM), Júnior Verde (PRB), Wellington do Curso (PP), Eduardo Braide (PP) e Vinicius Louro (PR) — também confirmaram a prática nada republicana adotada por alguns auxiliares de Dino, como Adelmo Soares (Agricultura Familiar), Duarte Júnior (Procon/Viva) e Márcio Honaiser (Agricultura), todos pré-candidatos ao cargo de deputado estadual.

O PRP, presidido no estado pelo ex-secretário Ricardo Murad, protocolou no Ministério Público Eleitoral denúncia solicitando providências no sentido de evitar que os secretários/candidatos do governador continuem utilizando a estrutura de suas pastas para obter vantagens políticas.

O MDB, que é comandado no Maranhão pelo senador João Alberto, também deverá ingressar com a mesma solicitação nos próximos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *