Conselheiros federais rompem com Thiago Diaz

Charles Dias, Luís Augusto Miranda, e Agenor Dourado ajudaram a eleger o atual presidente da OAB Maranhão.

O presidente da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil, Thiago Diaz, segue no seu martírio de continuar perdendo aliados e se isolando, cada vez mais, no seu projeto de tentar renovar o mandato na eleição de outubro.

Depois de Charles Dias, que rompeu publicamente com o jovem presidente no mês passado, os conselheiros federais Luís Augusto de Miranda Guterres Filho e José Agenor Dourado também confirmaram que não mais fazem parte do grupo ligado à Diaz.

Charles, Luís Augusto e José Agenor foram eleitos, em 2015, na chapa encabeçada por Thiago.

Eles tiveram papel fundamental no processo de articulação que resultou na vitória contra Valéria Lauande, candidata do então presidente Mário Macieira.

No entanto, devido ao comportamento nada republicano do presidente da OAB maranhense e diante das várias propostas de campanha não cumpridas, resolveram não mais apoiá-lo.

“Houve a ruptura no momento no qual princípios defendidos na nossa campanha não foram implementados. Cito como exemplo o compromisso da não reeleição para o cargo de presidente. Este foi o principal motivo do nosso rompimento. Além disso, tiveram outras situações de descumprimento de compromissos, como a não atualização do Portal da Transparência”, afirmou Luís Augusto em entrevista ao editor do Blog do Glaucio Ericeira.

O conselheiro federal, que chegou, ano passado, a ser indicado pelo presidente para o comando da Comissão de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, em substituição ao atual vice-presidente da Ordem, Pedro Augusto Souza Alencar, hoje também desafeto de Thiago Diaz, admitiu que houve certa demora na oficialização do rompimento  e isso ocorreu devido as inúmeras desculpas dadas por Thiago para não honrar os compromissos firmados com a categoria.

“Sempre houveram justificativas. Sobre o Portal da Transparência, a desculpa era falta de aparato técnico e suporte tecnológico. Mas chegamos à conclusão de que todos os prazos razoáveis foram ultrapassados e, juntamente com dezenas de outros advogados e advogadas, decidimos fazer a ruptura”, disse referindo-se a um abaixo-assinado, divulgado no fim do ano passado, no qual quarenta e oito advogados do Sistema OAB/MA mostraram-se contrários à reeleição de Thiago Diaz.

Os três conselheiros federais trabalham unidos no sentido de manter a boa representatividade do Maranhão e da categoria em Brasília.

E também estão juntos no que se refere ao trabalho de articulação relacionado à sucessão na Ordem maranhense.

Mas isso é assunto para uma próxima postagem.

4 pensou em “Conselheiros federais rompem com Thiago Diaz

  1. Pingback: Thiago Diaz engaveta pesquisa que aponta sua derrota na eleição da OAB/MA - Blog do Gláucio Ericeira

  2. Pingback: Grupo de Mário Macieira declara apoio a Carlos Brissac para presidência da OAB/MA - Blog do Gláucio EriceiraBlog do Gláucio Ericeira

  3. Pingback: Eleição da OAB/MA: Charles Dias retira apoio à Sâmara Braúna - Blog do Gláucio EriceiraBlog do Gláucio Ericeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *