Câmara cassa mandato do prefeito de São João do Caru

A Câmara Municipal de São João do Caru cassou nesta quinta-feira (15), de forma unânime, o mandato do prefeito Francisco Vieira Alves (PTC), mais conhecido na cidade como Xixico.

Nesta sexta-feira (16), assume o comando do município o vice-prefeito Geraldo Nunes de Castro (PR)

Eleito, em 2016, para o seu primeiro mandato, Xixico foi acusado por uma comissão processante, instalada pelo parlamento, de vários atos de improbidade administrativa, dentre eles o recolhimento de contribuições dos servidores municipais e o não repasse dos valores para Previdência Social.

Ano passado, é importante destacar, Francisco Vieira já havia sido afastado da prefeitura por um período de 180 dias.

No início deste mês, o Ministério Público Estadual ingressou com uma ação civil pública contra o agora prefeito cassado.

Ele foi acusado de cometer irregularidades no exercício do cargo, como o atraso constante do pagamento do salário do funcionalismo.

Além disso, Xixico, segundo o MP, descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que prevê o limite de 60% dos recursos financeiros do município para a contratação de pessoal. O excesso de contratados levou à inadimplência no pagamento dos salários e ao não recolhimento da contribuição previdenciária ao INSS.

Outro ponto levantado pelo Parquet foi o fato do gestor ter se utilizado da Procuradoria do Município para defender seus interesses particulares, o que configura enriquecimento ilícito, pois o mesmo deixou de custear a ação com recursos financeiros próprios.

3 pensou em “Câmara cassa mandato do prefeito de São João do Caru

  1. Pingback: Geraldo Nunes assume prefeitura de São João do Caru - Blog do Gláucio Ericeira

  2. Pingback: Prefeito de São João do Caru morre em Teresina - Blog do Gláucio EriceiraBlog do Gláucio Ericeira

  3. Pingback: São João do Caru também poderá ter eleição suplementar para prefeito e vice - Blog do Gláucio EriceiraBlog do Gláucio Ericeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *