Férias Culturais destaca tambor de crioula em sua primeira edição de 2018

A estreia do programa Férias Culturais 2018, da Prefeitura de São Luís, realizado por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), levou ao Cine Teatro da Cidade, na noite de quinta-feira (11), uma programação gratuita que exaltou o patrimônio imaterial de São Luís, tema do programa.

Na primeira edição, o público entendeu mais sobre o tambor de crioula e contemplou as artes do teatro e da música. A programação segue ainda no dia 18 de janeiro e 1º de fevereiro.

A secretária de turismo da capital maranhense, Socorro Araújo, explica que o Férias Culturais é uma continuidade às ações da Setur. “Nós temos belos casarões e uma arquitetura única, mas também temos uma cultura fortíssima: bumba meu boi, tambor de crioula e blocos tradicionais são só algumas delas. E todos poderão ficar mais próximos das raízes culturais da cidade com os nossos eventos”, explicou.

A oficina de tambor de crioula, ministrada por Karla Coreira, mostrou ao público as diferentes maneiras tradicionais de dançar ao som do ritmo envolvente dos tambores. Além disso, saber diferenciar o crivador, o meião e o rufador foi uma das tarefas da oficina, que teve seus instrumentos esquentados em uma fogueira antes da apresentação – característica que também faz parte desta arte e que serve para afinar os tambores.

O grupo Mulheres Guerreiras levou ao palco o espetáculo ‘Flores e Lutas’ e apresentou personalidades como Maria Firmina dos Reis, Maria Aragão, Chiquinha Gonzaga, Maria Bonita e Carmem Miranda, exemplos de determinação feminina. Cada uma com sua luta, seja por igualdade ou outros valores, marcada na história.

O Férias Culturais ainda terá duas edições, sendo a próxima na quinta-feira (18), com uma oficina de bumba meu boi (que abordará temas como a formação dos brincantes e a tradição do folguedo); a peça teatral ‘Maranhão de Encantos’ e a apresentação do grupo 1, 2, 3!. Já no dia 1º de fevereiro, com a aproximação do Carnaval, será realizada uma oficina com os blocos tradicionais de São Luís; a peça teatral ‘Mistério da Ilha Encantada’ e a apresentação cultural do bloco tradicional Os Feras.

VEJA A PROGRAMAÇÃO

Dia 18 – Janeiro
18h – Oficina de bumba meu boi;
18h30 – Espetáculo teatral ‘Maranhão de Encantos’;
19h20 – Apresentação Musical com o grupo 1, 2, 3!
Dia 01 – Fevereiro
18h – Oficina de blocos tradicionais;
18h30 – Espetáculo teatral ‘Mistério da Ilha Encantada’;
19h20 – Apresentação cultural do bloco tradicional Os Feras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *