Petistas/comunistas divulgam nota e criticam petistas/sarneysistas

Representantes de oito correntes do PT defenderam Augusto Lobato e ratificaram apoio a Flávio Dino.

Petistas de oito correntes do partido no Maranhão, todas ligadas ao governador Flávio Dino (PC do B) e que defendem sua reeleição em 2018, divulgaram nesta segunda-feira (09) nota de apoio as nomeações de Teresinha Fernandes e Lawrence Melo para cargos no primeiro escalão do governo estadual – reveja.

Na nota, os integrantes dos coletivos Articulação de Esquerda, Democracia Socialista, CNB/Articulação Maranhão, Militância Socialista, Movimento PT, Reage PT, Mensagem ao Partido e Coletivo Piracema criticaram membros da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), que neste fim de semana se manifestaram contrários as referidas nomeações – reveja.

De acordo com os petistas/comunistas, “o convite do governador contempla tanto o campo do Muda PT, do qual integra a Resistencia Petista, como o campo majoritário da CNB, representado pelo agrupamento Articulação Maranhão”.

Eles afirmaram que, ao contrário do que foi sugerido pelos membros da CNB, que participaram do governo Roseana Sarney (PMDB), o advogado Salvio Dino, irmão de Flávio Dino, não tem qualquer ingerência na nomeação de Lawrence Melo.

Os integrantes das oito correntes anunciaram que não defendem uma candidatura própria do PT ao governo do Maranhão.

De acordo com eles, tal movimento só iria colaborar com a estratégia sarneista de volta ao Palácio dos Leões.

“Ao contrario do que afirma nota do agrupamento da CNB, do qual o deputado José Inácio é sua principal liderança, a participação do PT no Governo de Roseana Sarney decorreu de uma ação da direção nacional contra a decisão soberana do encontro estadual do PT que tinha aprovado a candidatura de Flavio Dino ao Governo do Estado e indicado Teresinha Fernandes à vice, numa chapa majoritária que reunia todas as condições de vitória. A escolha dos secretários no governo Roseana não passou pelos fóruns do partido. Foi decisão dessa mesma CNB que, hoje, reclama da posição do presidente Augusto Lobato, que cumpre papel firme, partidário e focado no fortalecimento do PT e do campo democrático e popular no estado, cujo resultado tende a reposicionar o PT na construção da estratégia de 2018”.

Abaixo, confira a nota.

Prezados companheiras e companheiros do PT,

O Governador Flávio Dino, no uso de suas prerrogativas, convidou Teresinha Fernandes e Lawrence Melo para duas pastas estratégicas no combate à desigualdade social e de gênero e na promoção da mobilidade e acessibilidade. Esta decisão do governador decorre do esforço liderado pelo presidente estadual Augusto Lobato e demais forças que compõem esse novo momento da gestão partidária que buscam ampliar os espaços do PT no Governo Estadual e posicionar o PT no embate eleitoral de 2018.

O convite do governador contempla tanto o campo do Muda PT, do qual integra a Resistencia Petista, como o campo majoritário da CNB, representado pelo agrupamento Articulação Maranhão. No último encontro estadual, se formou uma nova maioria no PT, que representa 67% do partido e elegeu Lobato presidente do Diretório Regional, com a forte e decisiva participação da CNB/Articulação Maranhão.

O compromisso desse campo é o fortalecimento do PT com a renovação e ampliação das bancadas estadual e federal, construção da candidatura vitoriosa do companheiro Lula e da reeleição do companheiro Flávio Dino. Por isso, não defendemos candidatura própria, que só tende a colaborar com a estratégia sarneista de volta ao Palácio dos Leões. O momento que vivemos exige posição clara e firme para enfrentar golpistas e oligarquias.

Ademais, o advogado Salvio Dino retornou à militância do PT com os mesmos propósitos ora firmados e não teve qualquer ingerência sobre atos de indicação ou nomeação feitos pelo Partido ou pelo Governo, sendo inquestionável o seu compromisso ético, à vista de sua trajetória partidária e profissional.

Ao contrario do que afirma nota do agrupamento da CNB, do qual o deputado José Inácio é sua principal liderança, a participação do PT no Governo de Roseana Sarney decorreu de uma ação da direção nacional contra a decisão soberana do encontro estadual do PT que tinha aprovado a candidatura de Flavio Dino ao Governo do Estado e indicado Teresinha Fernandes à vice, numa chapa majoritária que reunia todas as condições de vitória.

A escolha dos secretários no governo Roseana não passou pelos fóruns do partido. Foi decisão dessa mesma CNB que, hoje, reclama da posição do presidente Augusto Lobato, que cumpre papel firme, partidário e focado no fortalecimento do PT e do campo democrático e popular no estado, cujo resultado tende a reposicionar o PT na construção da estratégia de 2018. Para tanto, é preciso fortalecer o PT na arena política do Estado. Certos de que a construção do protagonismo petista exigirá firmeza ideológica e construção coletiva capazes de não aceitar o retrocesso oligárquico no Maranhão, renovamos a esperança na construção do socialismo.
#ForaTemer
#DiretasJá
#NenhumDireitoaMenos

Assinam:
Corrente políticas internas que asseguram nova maioria política no Partido.

Articulação de Esquerda
Democracia Socialista
CNB/Articulação Maranhão
Militância Socialista
Movimento PT
Reage PT
Mensagem ao Partido
Coletivo Piracema

1 pensou em “Petistas/comunistas divulgam nota e criticam petistas/sarneysistas

  1. Pingback: No Maranhão, PT continua rachado e batendo cabeça - Blog do Gláucio Ericeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *