MDVA recorre a OAB nacional e solicita que aliado de Thiago Diaz seja destituído do cargo de conselheiro federal

Diaz nomeou irregularmente Guterres para presidência da Comissão de Prerrogativas.

Integrantes do Movimento de Defesa e Valorização da Advocacia (MDVA) ingressaram, nesta segunda-feira (18), com um pedido no Conselho Federal da OAB solicitando que o advogado maranhense Luís Augusto de Miranda Guterres seja destituído do cargo de conselheiro federal.

Guterres é um dos poucos aliados que o presidente da seccional do Maranhão, Thiago Diaz, ainda possui e foi nomeado irregularmente pelo amigo, mês passado, para o cargo de presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia em substituição ao vice-presidente da Ordem, Pedro Augusto Souza Alencar – reveja. 

Tão logo tomou conhecimento da saída de Alencar e nomeação de Guterres, o Movimento protocolou documento na seccional maranhense solicitando que o seu presidente revogasse a nomeação do conselheiro federal – reveja.

O ato de Diaz é ilegal, uma vez que o regulamento geral da entidade determina que somente conselheiros estaduais estão aptos a presidir Comissões.

Como não obtiveram nenhuma resposta da diretoria da OAB do Maranhão, os advogados e advogadas do MDVA resolveram protocolar pedido (veja o documento abaixo) direcionado ao presidente do Conselho Federal, Claudio Pacheco Prates Lamachia, solicitando que Guterres perca o cargo que exerce em Brasília.

Nas próximas semanas, os membros do coletivo também deverão ingressar com uma representação no Conselho Federal solicitando que Thiago Diaz seja punido por ter descumprindo o regulamento da entidade.

O MDVA foi criado com o objetivo de funcionar como uma espécie de Ouvidoria Externa e totalmente independente da seccional maranhense.

Ele é composto por causídicos que ajudaram a eleger o atual presidente; fizeram parte da sua gestão; e decidiram deixá-la devido as desmandos patrocinados por Diaz – reveja.

3 pensou em “MDVA recorre a OAB nacional e solicita que aliado de Thiago Diaz seja destituído do cargo de conselheiro federal

  1. ESSA DIREÇÃO DA OAB-MA É MUITO TRISTE E ENVERGONHA TODA A CLASSE DE ADVOGADOS MARANHENSES. ENQUANTO BRIGAM PELO PODER NA OAB, DEIXAM OS PROFISSIONAIS DA ADVOCACIA ABANDONADOS E LARGADOS A PRÓPRIA SORTE NO INTERIOR DO MARANHÃO E VÍTIMAS DA MOROSIDADE E DESCASO DO PODER JUDICIÁRIO ESTADUAL, O TJ-MA. LAMENTÁVEL

  2. Pingback: Mário Macieira classifica gestão Thiago Diaz como desastrosa e que transformou OAB/MA numa mixórdia - Blog do Gláucio Ericeira

  3. Pingback: Temendo punições, Thiago Diaz volta atrás e promove nova substituição na Comissão de Prerrogativas - Blog do Gláucio Ericeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *