Tirania na OAB/MA: Thiago Diaz destitui Pedro Alencar da presidência da Comissão de Prerrogativas

Pedro Alencar foi destituido do cargo pelo presidente que ele ajudou a eleger.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Maranhão – Thiago Diaz destituiu, nesta quarta-feira (30), o advogado Pedro Augusto Souza Alencar do cargo de presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia.

A decisão de Diaz, considerada por boa parte dos conselheiros e conselheiras estaduais como um ato de tirania e de total desrespeito ao estatuto da entidade, foi tomada exatamente um dia após Pedro Alencar, que é vice-presidente da OAB maranhense, criticar o ex-aliado e solicitar a rescisão de um contrato firmado entre a entidade e uma empresa de comunicação com o objetivo de moralizar a Ordem – reveja.

Em um grupo de mensagem do qual participam somente conselheiros e conselheiras estaduais, o jovem presidente determinou que fosse divulgada uma nota (leia no fim do texto) comunicando a criação de um Núcleo do Sistema Seccional de Defesa das Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão – composto pela Coordenadoria do Núcleo; Comissão de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia; e Procuradoria Estadual de Defesa das Prerrogativas.

Diaz informou, ainda, a mudança no comando das prerrogativas da OAB/MA, que passará a contar com a advogada Ana Karolina Carvalho Nunes na coordenação do núcleo e com o conselheiro federal da OAB/MA, Luís Augusto de Miranda Guterres, no comando da Comissão até ontem presidida por Pedro Alencar.

A decisão de Thiago Diaz, além de autoritária, desobedece o próprio estatuto da Ordem, que determina que somente conselheiros estaduais podem exercer o cargo de presidente de Comissões.

Paralelo a isso, a medida causou surpresa e indignação entre os conselheiros e conselheiras no que se refere ao nome de Luís Augusto de Miranda Guterres.

Ocorre que o conselheiro federal presidiu a referida Comissão na gestão do ex-presidente José Caldas Gois.

À época, ele foi destituído do cargo depois que não reconheceu um desagravo feito pela advogada Fátima Gonzalez contra o então juiz da 6ª Vara Civil, Abrahão Lincoln Sauáia, aposentado compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acusado de omissão, negligência e parcialidade no julgamento de processos contra empresas de grande porte, condenadas ao pagamento de quantias milionárias a título de indenização.

Aos poucos aliados que ainda lhe prestam apoio, Thiago Diaz garante que irá disputar reeleição ano que vem, o que configurará em mais um ato de descumprimento de compromissos firmados ainda na campanha de 2015.

Isolado dentro da entidade e dono de uma rejeição estratosférica por parte da categoria dos advogados e advogadas maranhenses, o jovem presidente articula um chamado plano de salvação.

Mas esse assunto o editor do blog tratará em uma próxima postagem.

Abaixo, leia a nota distribuída por Diaz:

Nobres Conselheiros e Conselheiras

Visando ampliar e aprimorar ainda mais o trabalho que nossa gestão realiza em defesa das prerrogativas da advocacia maranhense, a Diretoria da OAB/MA vem comunicar a todos mais uma inovação nessa área.

Com efeito, informamos a todos a criação do “Núcleo do Sistema Seccional de Defesa das Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão”, ao qual compreenderá: 1 – a Coordenadoria do Núcleo; 2 – A Comissão de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, e; 3 – a Procuradoria Estadual de Defesa das Prerrogativas.

O referido Núcleo terá como principais atividades: 1 – Recebimento de toda demanda relacionada ao tema Prerrogativas dos Advogados, no âmbito da Seccional Maranhão; 2 – Distribuição das atividades relacionadas ao tema, entre os órgãos que compõe o Sistema de Defesa das Prerrogativas da OAB/MA; 3 – Estabelecer as diretrizes a serem seguidas pela Comissão de Defesa das Prerrogativas e pela Procuradoria Estadual de Defesa das Prerrogativas; 4 – Determinar e cobrar as metas que deverão ser realizadas pelos órgãos integrantes do Núcleo.

Por oportuno, a diretoria da OAB/MA informa aos Conselheiros e Conselheiras ainda a mudança no comando das prerrogativas da OAB/MA, que passará a contar com a Advogada Ana Karolina Carvalho Nunes na coordenação do núcleo e com o Conselheiro Federal da OAB/MA Luís Augusto de Miranda Guterres no comando da Comissão de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia.

No ensejo, aproveita-se para agradecer a todos o trabalho que já vem sendo realizado, reiterando o compromisso de máxima ênfase na defesa das prerrogativas da advocacia maranhense, com significativas melhorias e aprimoramento do sistema.

A Diretoria.

Leia também:

Advogados se unem para combater ineficiência da gestão Thiago Diaz na OAB

Advogado renuncia à presidência de Comissão e dispara contra Thiago Diaz: “É triste ver um jovem repetir prática política antiga”

Thiago Diaz descumpre promessa e aumenta valor da anuidade dos advogados

Até aliados estão insatisfeitos com a gestão Thiago Diaz à frente da OAB

Associação dos Magistrados repudia ato de desrespeito praticado por Thiago Diaz

Em sessão do TJ, presidente da OAB leva reprimenda de desembargadores

15 pensou em “Tirania na OAB/MA: Thiago Diaz destitui Pedro Alencar da presidência da Comissão de Prerrogativas

  1. Pingback: Advogados ingressam na OAB/MA pedindo anulação de ato irregular de Thiago Diaz - Blog do Gláucio Ericeira

  2. Pingback: Advogados ingressam na OAB/MA pedindo anulação de ato irregular promovido por Thiago Diaz | Marcelo Vieira

  3. Pingback: Advogados ingressam na OAB/MA pedindo anulação de ato irregular | Marcelo Vieira

  4. Pingback: Thiago Diaz já pagou R$ 700 mil para empresa que gerencia comunicação da OAB/MA - Blog do Gláucio Ericeira

  5. Pingback: Tiago Diaz já pagou R$ 700 mil para empresa de comunicação da OAB/MA | Ribamais

  6. Pingback: Almoço de apoio a Thiago Diaz fracassa e vira chacota entre advogados - Blog do Gláucio Ericeira

  7. Pingback: Advogados participam de ato em apoio ao vice-presidente da OAB/MA - Blog do Gláucio Ericeira

  8. Pingback: Advogados recorrem a OAB nacional e pedem que aliado de Thiago Diaz seja destituído do cargo de conselheiro federal - Blog do Gláucio Ericeira

  9. Pingback: Temendo punições, Thiago Diaz volta atrás e promove nova substituição na Comissão de Prerrogativas - Blog do Gláucio Ericeira

  10. Pingback: Fim da reeleição na OAB-MA e os prós e contras para Thiago Diaz - Blog do Gláucio Ericeira

  11. Pingback: Aliado de Thiago Diaz profetiza: “O mal jamais prevalecerá sobre o bem” - Blog do Gláucio Ericeira

  12. Pingback: Crise na OAB/MA! Presidente da Comissão de Prerrogativas pede renúncia do cargo - Blog do Gláucio EriceiraBlog do Gláucio Ericeira

  13. Pingback: Advogados entram em entendimento e lançarão candidatura única à Presidência da OAB/MA - Blog do Gláucio EriceiraBlog do Gláucio Ericeira

  14. Pingback: A OAB/MA precisa se reerguer (entenda os motivos) - Blog do Gláucio EriceiraBlog do Gláucio Ericeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *