Estudantes de São Luís estarão na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes da rede municipal de ensino de São Luís participarão da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontecerá no dia 1º de setembro, no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), em São José de Ribamar.

As duas equipes da rede pública de São Luís inscritas são do Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades ou Superdotação (NEECAHS), mantido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O titular da Semed, Moacir Feitosa, parabeniza o esforço dos estudantes e professores da rede municipal, bem como de voluntários de instituições parceiras. “Nos últimos anos trabalhamos na construção de projetos nas áreas de Ciência e Tecnologia, o que permitiu a participação de muitas escolas em eventos regionais e nacionais, como é o caso da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a Olimpíada Brasileira de Robótica. É uma determinação do prefeito Edivaldo que o façamos e com muito nos alegra ver o empenho e dedicação de alunos e professores, que realizam com prazer o ofício e a arte de aprender e ensinar”, assinala.

Os alunos que estarão na Olimpíada são da Oficina de Robótica do NEECAHS, do grupo de enriquecimento ‘Tecnologia Criativa para Estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação da Área Lógico Matemática’. A coordenadora do NEECAHS, Sandreliza Mota, conta que o Curso de Robótica começou no mês de março deste ano e tem 24 alunos, com idade entre 7 e 13 anos. “A maioria dos estudantes já era da casa”, comenta Sandreliza, lembrando que o Núcleo de Enriquecimento foi inaugurado há dois anos.

A OBR é uma olimpíada científica brasileira apoiada pelo CNPq que utiliza a temática da robótica para identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

O NEECAHS tem por objetivo desenvolver metodologias e estratégias pedagógicas com vistas à identificação de interesses e confirmação das potencialidades dos estudantes com características de altas habilidades ou superdotação. Além do trabalho pedagógico, os alunos atendidos pelo núcleo contam com o apoio da equipe multidisciplinar da Semed, composta por pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *