Prefeitura leva reggae em roteiro pelas ruas do Centro Histórico nesta quarta-feira

Fazendo valer o epíteto de “Capital Brasileira do Reggae”, as ruas do Centro Histórico de São Luís serão tomadas pelo ritmo nesta quarta-feira (19), quando acontece o Roteiro Reggae, mais uma ação do “Férias Culturais”, programa da Prefeitura de São Luís, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

A atividade cultural sairá da Praça Benedito Leite às 19h e levará ludovicenses e turistas, ao som das “pedras”, em cortejo para visitar pontos que têm representatividade para o ritmo.

De acordo com a titular da Setur, Socorro Araújo, o “Férias Culturais” segue a orientação do prefeito Edivaldo de movimentar a região do Centro Histórico com atividades culturais e ações para efervescer o comércio do local, como já vem acontecendo também com a Feirinha São Luís – que acontece todos os domingos na na Praça Benedito Leite das 7h às 15h.

O Roteiro Reggae partirá às 19h da Praça Benedito Leite com guia que conduzirá a multidão em trajeto pela Av. Pedro II, Rua de Nazaré, Rua da Estrela, Rua Humberto de Campos, Rua do Giz, Rua da Alfândega, Beco Catarina Mina, Rua Portugal e Rua do Trapiche. O trajeto será feito ao som das “pedras” (músicas do gênero que são bastante populares) e acompanhado de grupo de dança que ensinará como dançar o ritmo agarradinho, uma peculiaridade do Maranhão.

O percurso levará moradores e visitantes aos locais marcantes para o ritmo na cidade, contando a origem do reggae em São Luís. O roteiro inclui lojas de artesanato, salão de beleza afro, bares especializados no gênero musical, espaços em que funcionaram antigos clubes, entre outros locais que tenham identificação com o estilo.

A programação do “Férias Culturais” segue até o fim do mês. Na quinta-feira (20) acontece o “Conheça São Luís”, que ocorrerá também no dia 27. Nas ocasiões, os participantes sairão às 16h da Praça Benedito Leite e percorrerão os principais pontos turísticos localizados no Centro Histórico da capital. A história, em cada ponto, será contada por personagens icônicos como Ana Jansen, Catarina Mina, Benedito Leite, Gonçalves Dias, entre outros.

No dia 26 ocorre, ainda, uma das ações mais tradicionais desenvolvidas pela Setur, o Passeio Serenata, saindo da Praça Benedito Leite às 19h. Os visitantes serão conduzidos em um roteiro musical pelas principais ruas do Centro Histórico acompanhado de personagens e músicas de época.

PROGRAMAÇÃO

19 de julho
Roteiro Reggae
LOCAL: Saída da Praça Benedito Leite
HORÁRIO: 19h

20 de julho
Conheça São Luís
LOCAL: Saída da Praça Benedito Leite
HORÁRIO: 16h

26 de julho
Serenata Histórica
LOCAL: Saída da Praça Benedito Leite
HORÁRIO: 19h

27 de julho
Conheça São Luís
LOCAL: Saída da Praça Benedito Leite
HORÁRIO: 16h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *