Luciano Genésio garante com ministro da Educação permanência do curso de Medicina em Pinheiro

Em reunião de trabalho realizada ontem em Brasília, o prefeito Luciano Genésio (PP), após várias reivindicações, recebeu do ministro da Educação, José Mendonça Filho, a garantia de que o curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no campus de Pinheiro não será desativado.

A reunião contou com as participações dos deputados federais Waldir Maranhão e André Fufuca, também do PP, responsáveis pela articulação do encontro.

Há quase um ano, estudantes do curso instalado na região da Baixada Maranhense sofrem com inúmeros problemas de ordem estrutural, tais como falta de professores e de laboratórios.

Devido a esta situação, a reitoria da UFMA chegou a cogitar a possibilidade de retirá-lo do campus de Pinheiro e transferi-lo para São Luís.

Tal situação iria prejudicar milhares de universitários, principalmente pinheirenses e moradores de cidades próximas.

Mendonça Filho, além de garantir a permanência do curso em Pinheiro, informou a Luciano Genésio e aos deputados que nas próximas semanas uma comissão do Ministério da Educação desembarcará no município para realizar uma audiência pública com os universitários e professores.

A referida comissão será coordenada pelo secretário de Educação Superior, Paulo Monteiro, e pelo secretário de Desenvolvimento da Educação, Silvio José.

A reitora da UFMA, Nair Portela, também irá participar da reunião, que terá como objetivo ouvir estudantes e corpo docente e encontrar soluções urgentes para retirar o curso da condição de precariedade.

“Trata-se, sem nenhuma dúvida, de uma grande vitória. A retirada do curso do campus de Pinheiro iria prejudicar centenas de universitários, principalmente os que residem na Baixada. Felizmente, com o apoio do Waldir e do André, obtivemos do ministro Mendonça Filho a garantia de que o campus pinheirense da UFMA continuará com o seu curso de Medicina”, comemorou o prefeito.

1 pensou em “Luciano Genésio garante com ministro da Educação permanência do curso de Medicina em Pinheiro

  1. Pingback: União de forças garante investimentos no curso de Medicina em Pinheiro - Blog do Gláucio Ericeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *