Governo e Prefeitura distribuem sementes a produtores rurais de São Luís

secretário municipal de Agricultura, Ivaldo Rodrigues.

Com os objetivos de diminuir os custos dos insumos que mais impactam a produção e de ampliar a cultura de grãos e hortaliças na zona rural da capital, o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), fizeram a entrega simbólica, na manhã desta sexta-feira (13), de sementes de milho e de hortaliças a representantes de sindicatos e de associações de trabalhadores rurais. A solenidade foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), no bairro Tirirical.

Marcaram presença no evento o secretário da Semapa Ivaldo Rodrigues, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Márcio Honaiser, o secretário de estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, os secretários municipais de Esporte, Júlio França e o de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, além de lideranças políticas.

“O Maranhão tem vocação agropecuária. São muito importantes essas parcerias municipais. E no caso de São Luís, onde a Semapa tem uma longa história e conhece os produtores, unir o nosso trabalho e o dela pode dar muito mais resultados para que as sementes cheguem ao trabalhador que está na ponta e que realmente produz”, destacou o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser.

Ivaldo Rodrigues destacou as ações da pasta. “Nós estamos reforçando as ações de parceria entre o produtor e o poder executivo. O prefeito Edivaldo o fomento à produção, portanto, nós vamos ampliar as ações da Semapa na zona rural. Vamos também criar condições no sentido de melhorar a qualidade e a quantidade dos alimentos produzidos na nossa cidade e comercializados em nossas feiras e mercados”, disse.

Na ocasião, o secretário municipal informou que serão entregues cerca de uma tonelada de sementes de milho e treze toneladas de sementes de hortaliças. Essas sementes beneficiarão cerca de 150 produtores de 34 comunidades que integram os polos de produção da Estiva, Pedrinhas, Maracanã, Quebra Pote, Coquilho e Itaqui Bacanga.

Dona Roxinha, presidente da Comunidade Igaraú, recebeu, em nome dos produtores, um kit com sementes de milho e hortaliças que simbolizou as doações. A entrega das sementes está dentro das ações do programa “Mais Sementes”, coordenado pela Sagrima e, que prevê a distribuição de sementes de alface, pimentão, pepino, coentro, maxixe, couve, cebolinha, rúcula, melancia e milho.

ENTREGA

Após a solenidade foram entregues aos produtores sementes de milho. As de hortaliças serão entregues a partir da próxima segunda-feira, por técnicos da Semapa, nas comunidades. Ocasião em que eles observarão as condições de cultivo e também a aptidão para o plantio dos trabalhadores rurais.

“Um quilo de semente de milho de boa qualidade é caro e ainda tem os custos com o plantio e outras coisas. Receber as sementes ajuda muito”, explica dona Teresa de Jesus, produtora de milho e mandioca, em Pedrinhas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *